terça-feira, 17 de maio de 2011

Festival ensina ações de sustentabilidade a crianças e adultos até dia 03 de Julho

Parque de Vivências Explora Mundi realiza Festival da Sustentabilidade para ensinar a alunos, professores e visitantes formas de ser sustentável com criatividade e diversão

Até o dia 03 de Julho, o Parque de Vivências Explora Mundi realiza o Festival da Sustentabilidade, com oficinas pedagógicas, atividades artísticas, sorteios de brindes e estações de aprendizado em trilhas na Mata Atlântica. O horário de funcionamento com tour educativo é das 9h às 15h durante a semana, para grupos de escolas e empresas em visitas agendadas. O Festival também será aberto ao público, das 10h às 15h, começando no final de semana que se comemora o Dia do Meio Ambiente – dias 04, 05, 25 e 26 de Junho e 02 e 03 de Julho.

O Festival tem por objetivo aliar a obrigatoriedade da educação ambiental em instituições de ensino, de acordo com a Lei 9.798. Por isso, temas como água, terra, animais em extinção, reflorestamento, lixo, reciclagem e efeitos da ação do homem no planeta serão o foco das atividades do evento. Empresas, associações e ONGs foram convidadas e vão desenvolver atividades e montar seus projetos de sustentabilidade no parque. Entre elas, Terracycle, Sabesp, SWU Kids, Viação Itapemirim, Goóc, Meiwa, Ambitec, SOS Mata Atlântica, Fainox/Capivari Monos, Morada da Floresta, Cooperacs, Cora e Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.

Em visitas agendadas, os visitantes podem conferir minhocários; estação de tratamento de água; processo de reaproveitamento de materiais, como plástico, borracha e papel; viveiros e atividades de plantio de mudas. Além disso, produtos feitos a partir de materiais reciclados, como bolsas, mochilas e carteiras; e instalações artísticas estarão em exposição no Festival. Para agendamentos, basta entrar em contato pelo telefone 11 2941-7255 ou logistica@eloin.com. Escolas e empresas que agendarem visitas ainda no mês de maio, atividades diferenciadas e brindes exclusivos para todos os participantes.

Oficina de Horta Vertical no Espaço Eloin

Aprenda a cultivar hortaliças e plantas aromáticas no dia 28 de maio, das 9h às 13h, no Espaço Eloin. A paisagista Caren Lissa será a instrutora da oficina

No próximo dia 28 de maio, a paisagista Caren Lissa será a instrutora da Oficina de Horta Vertical, no Espaço Eloin (Rua Bonsucesso, 1051, Tatuapé), das 9h às 13h. A iniciativa tem como objetivo o ensino de conceitos e técnicas de cultivo de hortaliças e plantas aromáticas em pequenos espaços, baseando-se na agricultura orgânica, com princípios de permacultura. O valor é R$ 70, com direito a certificado e coffee break sustentável.

A permacultura é um método holístico para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana, como jardins, vilas, aldeias e comunidades. É uma ação ambientalmente sustentável, socialmente justa e financeiramente viável. Caren Lissa irá ensinar na oficina ideias e soluções criativas para pequenos espaços. O cultivo é apresentado como forma educativa onde educadores e participantes interessados podem transformar a horta na sala de aula ao ar livre.

“Queremos despertar a importância da horta como sala de aula ao ar livre, alinhando preceitos ambientais com o conteúdo desenvolvido nas escolas, da geografia à língua portuguesa, passando pela matemática. Dessa forma o aluno busca o conhecimento de forma lúdica e vivenciada”, afirma Caren. No programa, história e importância do cultivo em escolas e residências; fundamentos da agricultura orgânica e permacultura; manejo ecológico do solo; cuidados e necessidades da plantas; plantas repelentes; inseticida natural; e preparo de vasos recicláveis com ornamentação pessoal e plantio com ervas.

Entre as referências da oficina, os cursos de ‘Horticultura Urbana’ (INRI), ‘Plantar Sementes’ (UMAPAZ), ‘Ervas Espontâneas e Negligenciadas’ (Sesc Vila Marian, e ‘A Escola Sustentável’ (Lucia Legan). Reservas e informações pelo email eloin@eloin.com e telefone 11 2941-7255.